Fotos

ALOJAMENTOS

Alojamento Feminino:


Alojamento Masculino:

                       



ATLÉTICA CENTRAL



    O curso de Educação Física da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro foi criado em 1977. Possui dois Ginásios, um parque aquático com quatro piscinas, quadras de tênis, pista de atletismo e campos de futebol. Instalações com salas de aulas equipadas. Laboratório de Anatomia, sala de musculação e um Laboratório de Fisiologia.
    O Departamento de Educação Física faz parte do Instituto de Educação.



















RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO (BANDEJÃO)


Acima está a imagem da fachada do Restaurante Universitário.


 Localizado, hoje, em frente à atual sala de estudos, na qual funcionava antigamente o bandejão. Como pode-se observar na figura abaixo: 



BIBLIOTECA

Esta é a entrada da biblioteca central da UFRRJ.
Abaixo temos uma visualização geral da biblioteca, que possui dois andares e um subsolo. 

 
A quesito de curiosidade, além da biblioteca central também cada curso apresenta uma biblioteca local, nos seus respectivos institutos.


CAIC

Este é o Centro de Atenção a Criança e ao Adolescente (CAIC), que foi implantado em 1992 com o objetivo de atender aos alunos dos Cursos de Licenciatura da Universidade e as crianças do Município de Seropédica. Promovendo, assim, ações integradas de educação, saúde, assistência e promoção social relativas à criança e ao adolescente e a sua integração na comunidade.



CTUR

 
Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR) é uma instituição de ensino técnico em nível médio, vinculado à Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).



O CTUR é fruto da junção dos antigos estabelecimentos de ensino: Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Simões Lopes e Colégio Técnico de Economia Doméstica





INSTITUTO DE AGRONOMIA


Estas imagens são do Instituto de Agronomia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, cuja história confunde-se, de certo modo, com a história do Ensino Agrícola no país.

Só teve início realmente com a inauguração da Escola Superior de Agronomia e Medicina Veterinária (ESAMV) em 4 de julho de 1913, possuindo um campo experimental e de prática agrícola na localidade de Deodoro-RJ, sendo porém, fechada, por falta de verbas, em 1915. Voltou a funcionar em março de 1916, com o mesmo nome, ano em que formou a primeira turma de Engenheiro Agrônomos.

Em 1918, a sede da ESAMV foi transferida para a cidade de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro, onde se encontravam instalados a Secretaria da Agricultura e o Horto Botânico do Estado do Rio de Janeiro, na Alameda São Boa Aventura, nº 770. Já em 1927, a sede da ESAMV foi transferida de Niterói para o edifício onde se encontrava instalado o Departamento Nacional de Produção Mineral, na Avenida Pasteur, nº 404, Praia Vermelha, Rio de Janeiro.

Posteriormente, essas Escolas transformaram-se em Escola Nacional de Agronomia (ENA) e Escola Nacional de Veterinária (ENV), em 08/02/1934, sendo a ENA subordinada à Diretoria de Ensino Agrícola do Departamento Nacional de Produção Vegetal do Ministério da Agricultura.

Ainda em março de 1934, essas Escolas tiveram seus regulamentos aprovados e tornaram-se estabelecimentos padrão de ensino agronômico e veterinário do País. Em 1936, tornaram-se independentes, com a aprovação de sues respectivos regulamentos.

Até que foi organizada a Universidade do Brasil, na qual estavam incluídas a Escola Nacional de Agronomia e a Escola Nacional de Veterinária. Nesse ano, tiveram essas Escolas suas denominações alteradas para “Faculdade de Agronomia” e “Faculdade de Veterinária”.

Pelo Decreto-Lei nº 982, de 23/12/1938, a Faculdade de Agronomia passou a órgão do CNEPA – Centro Nacional de Ensino e Pesquisas Agronômicas, do Ministério da Agricultura.

A Escola Nacional de Agronomia (ENA) foi incorporada à Universidade Rural, criada em 30 de dezembro de 1943, que passou a ter novas denominações, respectivamente, Universidade Rural do Rio de Janeiro, Universidade Rural do Brasil e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Em 1974 foi aprovado o Estatuto e Regimento Geral da UFRRJ, conforme Parecer nº 3.716/74 do Conselho Federal de Educação, homologado pelo Exmº Senhor Ministro da Educação e Cultura, em despacho exarado no Proc. GMBSB nº 005-709, publicado no D.OU. de 02/12/1974, modificando assim a estrutura da Instituição, sendo criadas Unidades Universitárias – Institutos, e subunidades de ensino – Departamentos Didáticos. Com esta reestruturação foram criados entre outros, os Departamentos de Solos, Fitotecnia e Geologia, vinculados do Instituto de Agronomia.

(Fonte: http://www.ia.ufrrj.br/)


INSTITUTO DE BIOLOGIA

Instituto de Biologia - Visão Frontal
    A imagem acima é uma visão da frente do Instituto de Biologia da Universidade.
    Este instituto está localizado próximo ao Pavilhão Central e ao lago Açu.

Instituto de Biologia - Visão do lago


    E é composto pelos departamentos a seguir, através dos quais oferece disciplinas para diversos Cursos de Graduação. 
    Além do mais, o instituto é responsável pelo Curso de Graduação em Ciências Biológicas no que diz respeito a sua oferta, manutenção e aprimoramento. 
Instituto de Biologia - Visão Lateral
Entrada do Instituto de Biologia














INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS

   Em 11 de agosto de 1970, o Conselho Universitário da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, CONSU, aprovou a indicação do Professor Roberto Alvahydo e de outros professores para promoverem a implantação do Instituto de Matemática, Física e Química da UFRuralRJ.

 










 No entanto, já naquela época, funcionavam de forma independente, dois departamentos: O Departamento de Física e Química e o Departamento de Matemática e Estatística. Da mesma forma, já existia também o Curso de Mestrado em Química Orgânica (criado em 1966), que começou praticamente com dois docentes: Otto Richard Gottlieb (coordenador) e W.B. Eyton (oriundo da Universidade de Sheffield), contando com oito alunos.

   Em 22 de junho de 1971, o Professor José Carlos 
Sena Maia, através do ofício nº 65 (processo nº 0693/71), solicitou a criação do Departamento de Física. Em 08 de dezembro de 1971, o CONSU homologou o pedido (resolução 09/71) e, finalmente, em 10 de março foi eleito o primeiro Chefe de Departamento de Física, sob a organização do Professor Horácio Macedo. De 1972 a 1980, assumiram a direção do antigo Instituto de Matemática, Física e Química, os Professores Roberto Alvahydo, Horácio Macedo e Jamil Correa Mourão.

  Com a aprovação do regimento das Unidades Universitárias da UFRuralRJ (Deliberação nº 25, de 09/01/1980), o nome do Instituto de Matemática, Física e Química foi alterado para Instituto de Ciências Exatas – ICE.
   Em 1994, foi implantado o curso de Doutorado em Química Orgânica. Em janeiro de 2008, a CAPES através do OFÍCIO/CAA/Nº 027- 03/2008, aprovou a alteração do nome do Programa, que passou a ser denominado Programa de Pós-Graduação em Química com três áreas de concentração (Química Orgânica, Físico-Química e Química Agrária) que reflete as linhas e projetos de pesquisa, disciplinas e perfil do corpo docente.
   Todas essas transformações são marcos históricos de grande importância para a comunidade. Poucos, talvez, poderiam prever o desenvolvimento que o antigo Instituto de Matemática, Física e Química alcançaria nos anos seguintes à sua criação (1970) e, principalmente na virada do milênio, com as interligações dos campos do conhecimento, a utilização de modernas tecnologias no desenvolvimento de pesquisas de fronteira, na forma de manipulação e transmissão de informações técnicas e educacionais utilizadas nos Departamentos.

  
 O ICE contou com a administração dos Diretores:
Francisco Ademar Costa (1980 – 1982)
Olavo Divino Vieira (1984 – 1986)
Raimundo Braz Filho (1986 – 1990)
Lucio Vitório Iannarella (1990 – 1995)
Silas Varella Faiz Jr. (1994 – 1997)
Eliza Helena de Souza Faria (1997 – 2005)
Miguel Angelo da Silva (2006 - 2008)



INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

Visão Frontal do Instituto
O ICHS foi criado, em 1969, como consequência de um processo de implementação dos cursos de Administração de Empresas, Ciências Econômicas e Economia Doméstica na UFRRJ.

 Hoje, é a maior unidade de ensino, pesquisa e extensão da Rural.
São atualmente 10 departamentos, cerca de 2.500 alunos, 50 técnicos-administrativos e 200 professores, alocados em 14 cursos de graduação, além de diversos programas de pós-graduação lato e stricto sensu nas mais diferentes áreas.



 As graduações em Administração de EmpresasAdministração PúblicaBelas ArtesCiências ContábeisCiências EconômicasCiências SociaisComunicação SocialDireitoEconomia DomésticaFilosofiaHistóriaHotelariaLetras e Relações Internacionais representam o boom deste crescimento, que se deu no biênio 2009/2010, por conta das ações de expansão do governo federal, através do REUNI (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais ).

Dos 16 cursos novos idealizados para o campus Seropédica, 10 foram destinados ao ICHS. Neste sentido, o instituto comemora não apenas 40 anos em 2010, mas a consolidação da área de Humanas para a UFRRJ, o que legitima uma nova identidade para esta universidade e inaugura outro momento da educação superior no país.



(Fonte: http://r1.ufrrj.br/wp/ichs/)


INSTITUTO DE EDUCAÇÃO


O Instituto de Educação está localizado no interior do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, abriga as principais aulas dos cursos de Ciências Humanas, como os de Pedagogia, Letras, Administração, História, Geografia, entre outros.

Apresenta três departamentos, são eles, o departamento de Educação Física, o departamento de Psicologia e o departamento de Teoria e Planejamento de Ensino.


INSTITUTO DE FLORESTA

Visão frontal do Instituto
O Curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), foi o terceiro a ser instalado no País, reconhecido pelo Decreto n° 1984 de 10 de janeiro de 1963 e seu funcionamento teve início em 1967.

Na estrutura universitária, o Instituto de Florestas é o responsável direto pela formação profissional do Engenheiro Florestal, de Mestres e Doutores em Ciências Ambientais e Florestais, além de oferecer disciplinas para outras formações profissionais dos demais cursos da UFRRJ.

(Fonte: http://www.if.ufrrj.br/inst/historico.html)


INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR (IM)

   
 O Instituto Multidisciplinar é uma Unidade Acadêmica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro situada no município de Nova Iguaçu. Em funcionamento desde o ano de 2006, o Instituto Multidisciplinar está funcionando em seu novo campus - uma área de 44 mil metros quadrados localizada, na Avenida Governador Roberto Silveira, ao lado do antigo Aero Clube do município.

 













 Atualmente, os cursos de graduação oferecidos no Instituto Multidisciplinar são: Letras Português/Literaturas, Letras Português/Espanhol, Direito e Geografia no período matutino; Ciência da Computação no período vespertino; e Administração, Ciências Econômicas, História, Matemática, Pedagogia e Turismo, oferecidos no período noturno.

(Fonte: http://r1.ufrrj.br/im/portal/)


INSTITUTO DE TECNOLOGIA

O Instituto de Tecnologia foi um dos dez prédios inaugurados em 1947 em Seropédica, antigo distrito de Itaguaí.
Atualmente, de acordo com site do próprio instituto (http://www.ufrrj.br/institutos/it/it.htm), o IT é composto por quatro departamentos, são eles: Departamento de Engenharia, Departamento de Tecnologia de Alimentos, Departamento de Engenharia Química, Departamento de Arquitetura e Urbanismo.
(Saiba mais...)


Visões internas do Laboratório de Fluídos:





INSTITUTO TRÊS RIOS


    A cidade de Três Rios situa-se no sul fluminense do estado do Rio de Janeiro, em uma região privilegiada por ser entroncamento de rodovias e saída para vários estados brasileiros. Hoje a cidade se encontra em pleno desenvolvimento e expansão comercial, cultural e financeira. Seu comercio varejista atende às pequenas cidades que a circulam, constituindo centro de referência comercial para parte do sul fluminense e do interior do estado de Minas Gerais.

   A história da Rural, em Três Rios, teve início em 1998, com a instalação, no Colégio Entre Rios, dos cursos de Ciências Econômicas e Administração, que funcionavam como turmas fora de sede, ligadas ao Instituto de Ciências Humanas e Sociais, em Seropédica. Atualmente o Instituto Três Rios está instalado provisoriamente no prédio do colégio Ruy Barbosa.
    A federalização da UFRRJ, sonho dos alunos, que se organizaram em um grupo para sua reivindicação – GAFFU Grupo de Apoio à Federalização da Universidade – tornou-se realidade com a criação do campus em Três Rios através do Projeto de Expansão do Governo Federal, em 2007.


    Em 2009, a UFRRJ implantou em Três Rios, juntamente com os outros dois campi, o curso de Direito e no dia 30 de outubro de 2009, houve a criação do Instituto Três Rios, o décimo primeiro na estrutura organizacional da UFRRJ. O curso de Gestão Ambiental teve início no primeiro semestre de 2010, e a sede própria do Instituto, em estado avançado de construção, deverá ser inaugurada em novembro de 2010.


INSTITUTO DE VETERINÁRIA



O ensino de Medicina Veterinária no Brasil teve como escola pioneira o atual Curso de Graduação do Instituto de Veterinária da UFRRJ.
O marco inicial foi a criação da Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária – ESAMV, através do Decreto 8.319 de 20/10/1910.
Inicialmente, subordinada ao Ministério da Agricultura, a ESAMV teve como primeira sede o palácio Duque de Saxe à rua General Canabarro e sua área de práticas em Deodoro, atual Rio de Janeiro, RJ. Em 1914 foi transferida para Pinheiral, no Estado do Rio de Janeiro, onde diplomou sua primeira turma em 1917. Mudou-se para Niterói, RJ em 1918 e retornou à então capital Rio de Janeiro em 1927, no bairro da Praia Vermelha.
Posteriormente em 1934, os cursos da ESAMV foram individualizados em Escola Nacional de Agronomia – ENA e Escola Nacional de Veterinária – ENV. Mais tarde em 1948, a ENV foi transferida para junto do Centro Nacional de Pesquisa Agropecuária – CNEPA, no então Município de Itaguaí, RJ.
Com a reestruturação do CNEPA em 1965, foi criada a Universidade Rural (UR) incorporando a ENA e ENV.
A Escola Nacional de Veterinária foi denominada e integrada sucessivamente a Universidade Rural – UR, Universidade Rural do Rio de Janeiro – URRJ, Universidade Rural do Brasil – URB, até chegar a se transformar, em 1965, em UFRRJ, subordinando-se ao MEC.
A UFRRJ, a partir de 1968, teve sua estrutura reformulada, dando-lhe características de autarquia de regime especial, com autonomia didática e científica, administrativa e disciplinar. Do estatuto constam as unidades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão, entre as quais o Instituto de Veterinária.
Atualmente, o Instituto de Veterinária está estruturado em 04 Departamentos: Medicina e Cirurgia Veterinária – DMCV, Epidemiologia e Saúde Pública – DESP, Microbiologia e Imunologia Veterinária – DMIV e Parasitologia Animal – DPA; Hospital Veterinário, Diretoria e Secretaria Administrativa.
O Instituto oferece o curso de ensino de graduação em Medicina Veterinária, os programas de pós-graduação em Sanidade Animal (mestrado e doutorado) e Ciências Veterinária (mestrado e doutorado).

Instituto de Veterinária
(Fonte: http://r1.ufrrj.br/wp/iv/)


INSTITUTO DE ZOOTECNIA

    
A criação do Instituto de Zootecnia (IZ) e demais institutos desta universidade, no início da década de 1970, teve por objetivo maior facilitar, pela concentração temática, o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionados com a zootecnia (ver Box), em época em que se descortinava a necessidade de maior especialização na área do conhecimento que, até então, era fragmentada nos currículos dos cursos de agronomia e medicina veterinária. A sua criação contribuiu para a instalação do Curso de Graduação em Zootecnia em nossa universidade, o segundo do país, cujo primeiro exame vestibular ocorreu no início de 1970. O IZ é, portanto, um desdobramento do antigo Departamento de Zootecnia.

    Uma curiosidade marca a atual localização de sua sede administrativa: funciona no mesmo edifício-sede do antigo Instituto de Zootecnia (IZ-MA), aqui localizado antes mesmo da inauguração do campus Seropédica da nossa universidade a qual, juntamente com o IZ-MA, fazia parte da estrutura do Centro Nacional de Ensino e Pesquisa Agronômica (CNEPA), órgão do Ministério da Agricultura. Tal fato leva algumas pessoas a indagarem, por exemplo, o porquê da referência como “Escolinha do IZ” à uma escola de ensino médio ainda existente neste município. Naquela época, dadas as dificuldades de ensino e transporte para os filhos de servidores já residentes na área, foi criada uma escola de ensino fundamental num prédio anexo ao IZ-MA, onde funcionou por mais de trinta anos, até sua transferência para o local atual de sua sede.
    Registra-se, em favor da história do IZ, o nome do Professor Octávio Domingues, engenheiro-agrônomo, que incansavel, e idealisticamente, batalhou pela constituição do curso superior de zootecnia, da nossa e de outras universidades. O primeiro diretor do IZ, na configuração atual, foi o Professor Eurico Cortêz, referenciado pela comunidade universitária como “general”, por conta de sua origem do exército brasileiro onde foi general médico-veterinário. Era, simultaneamente, professor do Instituto de Veterinária. Foi sucedido pelo Professor Vicente de Paulo Graça, também médico veterinário e que já havia ocupado o cargo de diretor do antigo IZ-MA. Professor Vicente Graça trouxe, com sua experiência, uma nova dinâmica ao ensino, principalmente com a infra-estrutura física representada pela consolidação dos setores de produção animal. Na seqüência ocuparam o cargo os professores Nei Queiroz Silva, Jorge Carlos Dias de Sousa, José Paulo de Oliveira, Nelson Jorge Moraes Matos, Luis César Crisóstomo e, atualmente, Fernando Augusto Curvello, egressos, com a exceção do penúltimo, de cursos de graduação da própria universidade.

   Em 1996 um marco importante, foi a aprovação, pelas instâncias e órgãos competentes, da criação do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, atendendo a uma aspiração antiga do corpo docente, preocupado com as transformações que vinham sendo observadas no ensino universitário do país, principalmente na natureza e volume das pesquisas. No IZ hoje, é patente a preocupação com a garantia da manutenção e mesmo a evolução da qualidade, com a infra-estrutura e pessoal disponíveis, bem como uma maior integração da graduação com a pós-graduação.










  Zootecnia é a ciência aplicada, que estuda e aperfeiçoa os meios de promover a adaptação econômica do animal ao ambiente criatório e deste aos animais com fins econômicos. Ultimamente tem-se enfatizado a necessidade de se aliar técnicas de produção com o bem-estar animal, assegurando ao consumidor alimento de qualidade produzido dentro dos princípios da ética.

(Fonte: http://r1.ufrrj.br/wp/iz/instituto/historia/)



JARDIM BOTÂNICO




 



PRÉDIO DE AULAS TEÓRICAS (PAT)

  



     A construção do PAT foi concluída em 2012-1, muitas aulas teóricas da graduação são realizadas no conjunto de quatro prédios de dois andares recém-finalizados. Inicialmente entraram em funcionamento os blocos 2, 3 e 4 com 25 salas de aula para até 65 alunos e quatro salas para até 35 alunos que funcionarão em três turnos. O Bloco 1 abriga um anfiteatro para 151 pessoas, sala de tutoria de graduação, sala de estudo individual e sala de estudo coletiva para a graduação, sala de estar para professores, dois laboratórios didáticos de informática e dois laboratórios de línguas. O PAT foi concebido para ser um espaço de uso coletivo, com prioridade para as disciplinas do ciclo básico e é administrado em benefício de todos os cursos de graduação da UFRRJ.

(Fontes: http://www.ufrrj.br/portal/modulo/reitoria/index.php?view=noticias&noticia=2790
https://www.facebook.com/comunidade.estetica.e.politica.UFRRJ)


SALA DE ESTUDOS


Foto mais atual da Sala de Estudos

Foto antiga do Restaurante Universitário


Restaurante Universitário,
 onde hoje se encontra a Sala de Estudos.
















Note a diferença entre as vestimentas, os talheres e o ambiente em que se encontrava o restaurante universitário, em ambas as fotos.

9 comentários:

  1. A foto que postaram dizendo ser o Instituto de Agronomia, está equivocada. Aquelas fotos nao sao do IA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raphaella,

      vamos conferir as fotos, de onde foram extraídas e se não são realmente do Instituto de Agronomia.

      Desde já agradecemos sua contribuição.

      Att,
      Equipe do Centro de Memória

      Excluir
    2. IA = instituto de agronomia

      Excluir
    3. Verdade, aquelas fotos são do DEGEO, que apesar de ser um departamento do Instituto, ficam bem distantes um do outro.

      Excluir
    4. É realmente uma linda universidade!

      Excluir
    5. as fotos são da Geologia, que depois de séculos ainda continua vinculada à Agronomia

      Excluir
  2. As fotos são do Instituto de Geologia, acho eu.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de ver as fotos do CTUR de qdo eu estudei, infelizmente n acho na internet. O período q cursei foi entre 1976 e 1978, era no morro e a fachada era branca c portas e janelas azuis.

    ResponderExcluir
  4. As 3 primeiras fotos são do DeGeoc (deptode Geociências do Instituto de Agronomia (IA) e a quarta do que chamamos Instituto de Agronomia.. Esse instituto - IA- é formado pelos departamentos de Geociências, Fitotecnia e Solos. O Depto de Fitotecnia funciona em grande parte no prédio denominado IA (tem um anexo mais moderno) e o Solos (funciona num prédio mais moderno). E ainda tem mais IA, o prédio do PPGEA (mais moderno de todos)

    ResponderExcluir